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Infografia: Pegada de Dois Produtos

Enquadramento

 O consumo sustentável está relacionado diretamente com o nosso estilo de vida: com o nosso comportamento enquanto compradores e utilizadores de produtos e com a forma como eliminamos os resíduos. Os consumidores podem desempenhar um papel fundamental na proteção do ambiente se se tornarem consumidores sustentáveis. Para isso basta ter atenção a pequenos gestos que podem fazer toda a diferença. Texto de: Isabel palma

Pretende-se com este desafio a elaboração de uma infografia(*) que compare uma cola vulgar com a cola da gama Re-Nature da UHU.

Objetivos

  • Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para o consumo sustentável;
  • Promover produtos com um impacto ambiental reduzido durante o seu ciclo de vida completo (contribuindo desse modo para a utilização eficiente dos recursos e para a proteção do ambiente);
  • Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade e ganhar apetências na área da comunicação.

Inscrição

Até 28 de fevereiro de 2019

Envio dos trabalhos

  • Devem ser enviadas até 3 imagens.
  • Memória descritiva da elaboração da Infografia
  • Imagens e memória descritiva devem ser colocadas na plataforma Eco-Escolas até dia 15 de maio.

Destinatários

  • 2º escalão – 3º ciclo
  • 3º escalão – Secundário, profissional e superior

Exemplo de Infografia

 

(*) Afinal o que é Infografia?
São representações visuais de informação. Isto é, uma forma de analisar informação, através de diagramas e outros elementos, ordenando a apresentação de dados de forma mais simples. O objetivo é sempre apresentar uma ideia clara ao leitor para que este compreenda o que se quer transmitir à primeira.
Tradicionalmente, esta forma de expressão comunicacional é usada em áreas como a educação e ciência mas com o crescente mundo dos negócios online, a Infografia aparece agora como uma excelente maneira de comunicar com os Clientes.
As empresas estão a utilizar a Infografia para ajudar a construir as suas marcas e para divulgar os seus serviços, mas transmitir representações visuais de informação, de forma clara, está longe de ser fácil ou linear e em alguns casos pode significar mais perguntas do que respostas.
Como qualquer outro projeto é importante que se defina o objetivo. Qual é a nossa mensagem? O que é que queremos evidenciar ou transmitir? Isto ajuda a reunir os dados que na realidade se precisam, eliminando o seu excesso.
O elemento chave é a informação, sem ela os elementos nunca irão resultar e o objetivo de transmitir o que se quer para que o leitor/utilizador entenda, fica comprometido.
Organizar todos os dados antes de se desenvolver a parte gráfica, ajuda a perceber quais os aspetos necessários para dar destaque ao que é na realidade mais importante.
Não existe nenhuma regra em como apresentar os dados. Isso dependerá sempre da nossa mensagem e do que queremos evidenciar. Normalmente, a representação gráfica da informação é facultada através de gráficos (barras, circulares, dispersão, pizza, etc…), através de ícones, elementos de escala, palete de cores, tipografia e ilustração. No entanto, as representações visuais só existem para simplificar o entendimento da informação, o que significa que existem com o único propósito de transmitir com precisão e clareza os dados e não o contrário.
O poder da Infografia é o de contar uma história que seja percebida por todos de forma clara. A informação representada de forma visual é muitas das vezes um alívio quando comparado a blocos de texto, parágrafos e outros meios de comunicação linear. No fundo é uma forma de processar informação de uma maneira dinâmica, conceptual e direta, pois às vezes uma boa imagem vale mais do que mil palavras.
Texto: Catarina Acúrcio In: http://www.onesmallstep.pt/

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