Atividades 2022/2023
Rota Postal da Biodiversidade

Destinatários

Todos os graus de ensino

Como funciona a Rota Postal pela Biodiversidade?

As escolas participantes são “geminadas” pela ABAE (máximo 4 escolas). Esta geminação terá como critério a localização da escola (em diferentes regiões do país) e o grau de ensino (faixas etárias semelhantes).

O caderno chega à escola pelo correio ao cuidado do(a) professor(a) coordenador(a) e permanece na escola durante 1 semana (no máximo).

Depois de preenchido, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá colocar novamente o caderno no correio para o destino indicado, fazendo uso do envelope que recebeu.

Recomenda-se ainda que os coordenadores de cada uma das escolas que se encontram associadas na mesma rota, comuniquem entre si (por email, ou outra forma que acordarem) podendo desta forma coordenar estratégias nomeadamente relativamente à forma de expressão e conteúdo das suas páginas.

 

O que vamos escrever no caderno em Rota?

Tema: Espécies do recreio da escola

Pretende-se que cada escola investigue um espécime animal e um espécime vegetal que se encontre do recreio da Escola. Podem investigar e escrever um texto explicativo sobre as espécies selecionadas, os alunos mais jovens podem, inclusivamente, escrever uma história. Devem colar desenhos, fotografias, realizar montagens em collage para representar as espécies.

A forma de participação/preenchimento do caderno é da responsabilidade da escola que deverá selecionar os textos e ilustrações adequadas.

 

Nota importante: Cada escola tem reservadas, no máximo, 10 páginas.

 

Prazos e envio dos trabalhos

  • Envio de trabalhos até 31 de maio

Prémios

a definir